A cerimônia da 90ª edição do Oscar acontece neste domingo (4), com apresentação do comediante Jimmy Kimmel (@JimmyKimmelLive) para homenagear as principais produções e nomes da indústria do cinema.

No Twitter, o #Oscars é conhecido por gerar milhares de conversas em todo mundo, com a expectativa dos fãs para a premiação, comentários durante o evento e conversas sobre os grandes vencedores. Entre os dias 23 de janeiro (data em que os nomes indicados ao Oscar foram divulgados) até 28 de fevereiro, o filme mais mencionado na plataforma globalmente foi “Me chame Pelo Seu Nome”, seguido por “A Forma da Água”, “Lady Bird”, “Três Anúncios para um Crime” e “Trama Fantasma”.

Durante o mesmo período, o ator Daniel Kaluuya foi o artista indicado ao Oscar mais comentado no Twitter, seguido por Timothée Chalamet (@RealChalamet), Saoirse Ronan (@saoirse_ronan), Mary J. Blige (@maryjblige) e Margot Robbie (@MargotRobbie).

Confira abaixo os perfis no Twitter dos indicados para melhor filme do ano:

“Me chame pelo seu nome” – @CMBYNmovie

“O Destino de Uma Nação” – @DarkestHour

“Dunkirk” – @dunkirkmovie

“Corra” – @GetOutMovie

“Lady Bird” – @LadyBirdMovie

“Trama Fantasma” – @Phantom_Thread

“The Post” – @ThePostMovie

“A forma da água” – @shapeofwater

“Três anúncios para um crime” – @3Billboards

Para entrar na conversa, quem fizer um Tweet utilizando as hashtags #Oscars e #Oscars90 terá acesso ao emoji criado especialmente para a premiação, com a imagem do famoso troféu.

Para trazer mais conteúdos sobre o Oscar, o Moments (ferramenta de curadoria do Twitter que busca os melhores Tweets e assuntos mais relevantes todos os dias) fará uma cobertura em tempo real de todos os detalhes da cerimônia, reunindo informações como fotos e vídeos do tapete vermelho, Tweets das celebridades presentes no evento, análises de críticos de cinema, lista de todos os vencedores, comentários sobre a expectativa em torno dos dois brasileiros indicados (Carlos Saldanha e Rodrigo Teixeira) e discursos mais marcantes.

Para receber o conteúdo diretamente na timeline, basta seguir o Moment “Tudo sobre os Oscars” e acompanhar a cobertura a partir das 19h de domingo (4).