A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou ontem (9) em primeiro turno o projeto de lei que cria o Dia Estadual do Heavy Metal, em homenagem ao músico André Matos. A data escolhida para a celebração foi 8 de junho, que marca a morte do artista.

O projeto é do deputado Douglas Fabrício, que ressaltou ao blog Bem Paraná que a data é um reconhecimento à importância do roqueiro, que fez sucesso nacional e internacional ao longo de décadas, e também pode impulsionar o turismo no estado. “Ao instituir esta data comemorativa, podemos ampliar a realização de eventos e festivais e incentivar bandas locais, além de aumentar o número de visitantes”.

Em junho de 2019, poucos dias após a morte de André Matos, fãs fizeram uma petição online para que o dia 8 de junho seja transformado no Dia do Metal em âmbito nacional.

Matos morreu aos 47 anos vítima de um infarto. Além do trabalho em bandas como ViperAngra e Shaman, ele investiu em sua carreiraa solo e estava em uma turnê de reunião com o Shaman.