Anunciada em novembro de 2015, Van Helsing é uma série canadense que foi desenvolvida de forma independente pela Nomadic Pictures, em parceria com a Dynamic TV.

VanHelsing1

A primeira temporada com treze episódios foi adquirida pelo canal SyFy americano, que programou sua estreia para o dia 23 de setembro, nos EUA.

Criada por Neil LaBute, a história gira em torno de Vanessa Helsing (Kelly Overton, de True Blood, Legends), filha de Abraham Van Helsing, caçador de vampiros.

Ao acordar cinco anos no futuro, ela descobre que os vampiros tomaram conta do mundo. Cabe a ela, com seus poderes, liderar uma ofensiva para recuperar o controle do que sobrou do planeta.

Sua missão é a de localizar um buraco no céu do Colorado por onde os raios do sol são tão poderosos que se tornam capazes de eliminar os vampiros. No caminho, ela e seu grupo encontram humanos e vampiros, alguns amigáveis, outros inimigos que farão qualquer coisa para destruí-los.

Entre os demais personagens estão Axel (Jonathan Scarfe, de Hell on Wheels, Perception, Raising The Bar), um fuzileiro naval com uma lealdade inabalável para com o dever e as divisas; Sam (Christopher Heyerdahl, de Stargate Atlantis, Sanctuary, Hell on Wheels), um sobrevivente da insurreição dos vampiros que se apóia em sua força interior para se manter vivo; John (David Cubitt, de Medium), outro sobrevivente que age movido pelo preconceito, raiva, medo e desconfiança; Dimitri (Paul Johansson, de Mad Men, One Tree Hill), líder dos vampiros; Ted (Tim Guinee, de Hell On Wheels, The Good Wife), um vampiro que combate Vanessa, mas esconde um passado trágico; e Julius (Aleks Paunovic, de iZombie, The 100, Continuum, Artic Air), um misterioso vampiro.

Os episódios foram dirigidos por Michael Nankin, Jason Priestley, David Frazee, Simon BarryAmanda Tapping.

A distribuição no Canadá é da Nomadic Pictures. Nos EUA, a série é distribuída pela Fallout Asylum e Dynamic Television. Nos demais países, a distribuição está a cargo da Dynamic Television.