The Flash além de abordar o tem super-heróis aborda muito o trabalho da policia. Barry Allen (Grant Gustin) e Joe West (Jesse L. Martin) estão na força policial. Portanto algumas conversas e protestos do mundo real em torno da justiça social, como racismo e brutalidade policial aparecem durante a série.

O showrunner Eric Wallace diz que a série tem a responsabilidade social de abordar essas questões da sociedade. Durante o painel na DC FanDome da série, Wallace explicou que os eventos que ainda estão ocorrendo no mundo real estão informando como a série aborda a história de Joe na 7ª temporada.

“O mundo agora está em chamas”, disse Wallace. “Temos que olhar para o que está ao nosso redor. Definitivamente, informa especificamente a história de Joe, mas de uma maneira boa e positiva, porque precisamos ser socialmente responsáveis ??como artistas. Sim, eu amo quadrinhos e The Flash , mas Eu sou uma pessoa em primeiro lugar. Temos que ser pessoas primeiro e trabalhar juntos para tornar o mundo um lugar melhor. Eu acredito que é daí que essas mudanças estão vindo, então sim, você notará algumas mudanças, definitivamente. “

Wallace já havia elaborado anteriomente um pouco sobre como a série vai abordar isso e que o enredo levará Joe a um lugar inesperado. O showrunner informou que mal pode esperar que os fãs vejam.